Olá! Sou o Professor Beto Prado, fundador e Diretor da Escola de Música JBS e quero compartilhar o meu conhecimento com você.
Mentalidade Musical
Para começar na música, em qualquer instrumento, você deve saber que é como construir algo de maneira correta e concreta.
A base, que é o alicerce, tem que ser muito forte e não pode pular etapas. Caso contrário, encontrará muitas dificuldades no decorrer do ensino.
Muitos começam ensinando músicas fora do nível e fazendo o aluno decorar. Este é um conforto que impende de você entender como funciona a música, principalmente na percepção auditiva.
Com meus alunos, começo sempre pela parte básica que é entender os três elementos básico da música que é: Melodia, Harmonia e Ritmo. Além do Ritmo, o baterista tem que ter uma noção básica sobre o que é Melodia e Harmonia. Isso facilita muito para tocar em Grupos musicais. Se você quiser ser um músico de verdade, não tem como fugir disso.
E como Música é puramente matemática, o baterista tem que saber que ele é o cara que comanda a parte da marcação do compasso, todos os demais músicos irão por ele. Por isso, tem que estar bem preparado e seguro, para comandar a parte rítmica do Grupo. E nunca esquecer que, Bateria não se bate, Bateria se toca.
Como comprar uma Bateria?
Se for leigo no assunto, na compra da sua Bateria, aconselho levar um amigo, músico, para analisar o produto. Isso vale na compra de qualquer instrumento.
E para começar, pode ser uma Bateria usada, de pouco valor e com o passar do tempo e a evolução acontecendo, já pode pensar em uma Bateria de mais valor e qualidade. Compre um metrônomo para seus estudos iniciais. É de fundamental importância para um estudante de Bateria. Uma borracha de estudo é ótima para treinar os rudimentos e focar mais nos movimentos, sem se distrair com o som da Bateria.
Qual professor escolher?
Para iniciar os primeiros passos na música, que chamamos Nível Fundamental e o mais importante, procure sempre um professor já conhecido e que seja autoridade no assunto, que já tem provas sociais.
Recomendo, se tiver na sua cidade ou próximo, uma Escola de Música conhecida pela comunidade. Uma Escola que se preza, usa uma metodologia eficiente, que produz frutos. E depois fica em um estabelecimento.
Como ter resultados positivos com o Professor ou Escola?
É muito simples, é só botar em prática a técnica ensinada pelo Professor ou Escola. Não adianta ir estudar música e querer mandar no Professor. Já querendo tocar músicas do seu gosto. Se o professor fizer isso, o fracasso está perto para acontecer.
O Professor, conforme a sua evolução, irá formando um repertório com músicas dentro do seu nível musical. Caso contrário, não conseguirá executar músicas fora disso.
Quanto tempo um iniciante demora para tocar as primeiras músicas? Sempre antes de responder esta pergunta, eu faço uma pergunta para o músico ou responsável por ele.
Quanto tempo você demorou para nascer? (9 meses). Com esta pergunta eles acabam entendendo como será o estudo fundamental.
Ninguém sobrevive nascendo em 2 meses. Por isso, no fundamental tem que ter paciência e aprender como funciona a música. Depois no intermediário, fica fácil de aprender músicas mais elaboradas, até mesmo, o aluno já conseguirá tirar músicas na internet, sem sobra de dúvidas, sem ajuda do Professor.
Resumindo. No período fundamental é a parte mais cruel, porque o aluno está ansioso e o professor tem que tomar o máximo de cuidado para ambos não se perderem. Como nesse período o processo é lento, nós professores, às vezes, somos criticados pelo motivo do aluno não está aprendendo nada e sofremos o risco de completar os 9 meses e perder o aluno para outro professor, já pronto para tocar algumas músicas. E infelizmente o outro professor leva toda a fama do sucesso: “Agora sim ele está tocando de verdade e antes não saía do chão”. Por isso, já no momento da matrícula, explico como será o trajeto fundamental.
Espero ter ajudado. Fica o convite para cadastrar o seu email e receber conteúdos sobre música.
P.S. Compartilhe este Artigo com seus amigos.
Deixe um comentário